Beleza / Se Cuida / Você sabia que o sal pode ajudar no tratamento da pele?





Você sabia que o sal pode ajudar no tratamento da pele?

Dermatologista explica que a iguaria pode auxiliar na limpeza da pele. Será que realmente funciona? Vem ver

Ninguém merece as espinhas, né?! E os poros dilatados? Por mais que a gente evite comer certos alimentos que contribuem para termos uma pele mais saudável, nem sempre conseguimos. Você sabia que o sal pode ser nosso grande aliado no cuidado da nossa pele? Pois é. Alguns influenciadores e marcas coreanas têm apostado na iguaria. Keep calm, a Atrê foi conversar com a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Se liga!

Esfoliação
Para o corpo, o sal é muito parecido com o açúcar como um ótimo esfoliante natural. No caso da pele facial, ele ajuda a ‘soltar’ a pele morta para ajudar na luminosidade. “O sal pode deixar a pele visivelmente mais lisa e melhorar a textura ao longo do tempo”, diz a dermatologista. Mas é preciso ser cautelosa na hora de esfregar a iguaria no rosto, uma vez que cada partícula pode causar pequenas abrasões na pele se for aplicada de maneira exagerada ou muito forte.

Limpeza profunda
Ao contrário do açúcar, o sal tem uma ligeira vantagem devido às suas propriedades antimicrobianas e, por isso, é muitas vezes adicionado aos limpadores. "O sal tem propriedades absorventes e é, portanto, um bom ingrediente para procurar se você deseja aliviar o congestionamento em seus poros", explica.

Controle de oleosidade
Quando você combina os efeitos absorventes e antibacterianos do sal, isso pode ser muito útil para pacientes com acne. O sal não só ajuda a absorver as impurezas, mas também absorve o sebo para ajudar a controlar e equilibrar os níveis de óleo da sua pele.

Hidratante impressionante
Quando bem adicionado em produtos, o sal pode dar à pele hidratação e nutrição. "Minerais, como cálcio, magnésio e potássio [no sal], ajudam a hidratar e firmar a pele", explica.

Mas, antes de se arriscar colocando o sal de cozinha na pele, sempre lembre de consultar um dermatologista que vai avaliar a sua pele e indicar o melhor tratamento para ela. “E muitos produtos outros podem ser mais efetivos”, finaliza a médica.

 

 



Comentários