Beleza / Se Cuida / Saiba quais são e como tratar as doenças respiratórias





Saiba quais são e como tratar as doenças respiratórias

Basta o tempo mudar que a sua garganta coça e o nariz fecha? Isso pode ser sinal de doença respiratória. Descubra em qual se enquadra e como cuidar para respirar sem problemas!

Texto Nathália Henrique / Foto: Shutterstock

Respire melhor!

Foto: Shutterstock

Asma

O que é?

É uma doença inflamatória que causa um estreitamento nos canais de ar do pulmão. Quando os músculos que envolvem os brônquios contraem, a respiração fica difícil.

Como surge?

Ela pode atingir pessoas de todas as idades, porém, é mais comum que o diagnóstico seja apontado ainda durante a infância, quando a criança apresenta dificuldades para respirarem diversas situações. Alguns fatores, como fumaça de cigarro, gripes, poeira, ar poluído e prática de exercícios físicos de alta intensidade, podem desencadear a crise.

Como tratar?

Asma não tem cura. Por isso, é necessário um médico para monitorar o uso correto dos remédios que ajudam a controlar as crises. É importante também identificar as razões para o aparecimento do problema.

Rinite

O que é?

É uma reação do corpo quando alguma substância estranha é inalada. Quando isso acontece, o organismo impede que esse ar absorvido chegue até os pulmões, causando a irritação nasal. Os principais sintomas da doença são: coceira, espirros frequentes, coriza e nariz entupido. Ninguém merece, né?

Como surge?

As causas da rinite estão relacionadas ao ambiente. A poeira, o pólen e alguns alimentos, como ovo, chocolate e frutos do mar, são capazes de piorar os sintomas, pois aumentam a produção da mucosa nasal.

 

Como tratar?

 

Procure um médico para indicar os remédios para prevenir e aliviar os sintomas. É importante também que a sua casa esteja limpa e arejada. Ah! Tente evitar contato com animais com muitos pelos, pois isso pode fazer mal à saúde. 

Bronquite 

O que é?

É uma inflamação dos canais que conduzem o ar até os pulmões. A tosse e o chiado durante a respiração são os principais sintomas da bronquite. A doença pode ser aguda ou crônica, sendo que a primeira crise dura entre uma ou duas semanas, e a segunda se manifesta por cerca de três meses.

Como surge?

Geralmente é causada a partir do contato com substâncias tóxicas e poluentes, como um cheiro forte de tinta e a poeira. A complicação de uma gripe ou resfriado também pode manifestar a doença.

Como tratar?

Procure um médico e siga suas orientações quanto aos medicamentos. É importante descansar, hidratar o corpo e fazer o uso devaporizadores de ar para aliviar os sintomas. A inalação também pode ajudar no alívio da crise.

Faringite

O que é?

É uma inflamação na garganta que pode causar dores, febre alta e calafrios. Em alguns casos, o desconforto pode ser mais intenso em um dos lados do pescoço e pode até causar incômodo na hora de engolir os alimentos.

Como surge?

A faringite está associada à contaminação por vírus e bactérias presentes no ar. Consumir bebidas muito quentes ou entrar em contato direto com produtos químicos também pode desencadear o problema.

Como tratar?

A medicação indicada costuma ser utilizada em um período de 5 a 10 dias. Por isso, vá ao médico para que ele receite o tratamento correto. Durante este período, faça repouso, hidrate o corpo e proteja-se em dias frios. Se o tempo estiver seco, umidifique o ar da sua casa para aliviar os sintomas da doença.

Revista Atrevida / Edição 255



Comentários