Na real / Comportamento / 5 dicas para se preparar para o vestibular





5 dicas para se preparar para o vestibular

Vai prestar vestibular? Então vem ver essas dicas para arrasar!

E aí, girl? Está preocupada com o vestibular? Então fica calma que a gente trouxe cinco dicas para você se preparar e arrasar! Olha só:

Conhecer-se

Quando você tem um bom conhecimento de si mesma, consegue identificar seus pontos fortes e fracos e principalmente seus desejos, e aí fica mais fácil encarar a maratona do vestibular. Quando isso acontece, as provas tornam-se parte de um processo pessoal mais tranquilo!

Escolher

O preparo para o vestibular fica mais fácil quando a pessoa sente que está segura de suas escolhas! Então pesquise bem sobre o seu curso, converse com algumas pessoas e uns testes vocacionais podem te ajudar nessa decisão.

Menos estresse e ansiedade

Os anos de vestibular são muito importantes, afinal, é o momento de entrada para a vida adulta. A ansiedade ou o estresse podem aparecer em algum momento desse processo, então é MUITO importante manter as atividades físicas e alguma atividade prazerosa. Além disso, durma bem e faça tudo dentro do seu ritmo.

Planejamento

O planejamento é fundamental para usar bem sua inteligência, energia e tempo. A primeira parte do planejamento deve envolver quais são os vestibulares que você vai prestar. E também não esqueça de verificar distância, moradia, gastos e tipo de cidade em que está localizada a Universidade. Com isso, você consegue decidir sobre fazer ou não a prova de admissão. A segunda parte do planejamento envolve o tempo de estudo. É importante planejar o que você vai estudar a cada dia ou estabelecer metas. Ah! Não vale se distrair com o celular, hein? Lembre-se de fazer planos de estudos realistas.

Confiança

Se você chegou ao 3º ano, mantém um bom ritmo de estudo e cuida de todos os setores da sua vida, você consegue entrar para a faculdade. É importante acreditar em si mesmo e respeitar seu ritmo. Ninguém nasce com manual de funcionamento. Você não precisa entrar na faculdade com 18 anos e está tudo bem se entrar no ano seguinte ou no próximo. É fundamental apreciar o caminho para onde você quer chegar, redefinir a rota quando necessário e confiar que você conseguirá, respeitando seu tempo e limites!

Quem deu as dicas: Simone Januário, psicóloga



Comentários