Beleza / Make It / Perigos de usar maquiagem vencida





Perigos de usar maquiagem vencida

Cosméticos fora da validade podem estar contaminados por fungos e bactérias e causar desde irritações na pele e áreas dos olhos até acne e infecções. Fique esperta e descubra os perigos

Fique atenta!

Foto: Shutterstock

Você ama make e acaba comprando vários produtinhos sem medo de ser feliz? Pois é! O problema é que, muitas vezes, esquecemos de olhar o prazo de validade da maquiagem, já pensou nisso? Um estudo realizado pela empresa Opinium Research apontou que na Inglaterra, 15% das mulheres usam maquiagem vencida, sem saber que o produto ultrapassou da validade. Além disso, cerca de 50% das entrevistadas afirmaram que usam o produto, mesmo sabendo que a maquiagem está vencida. Isso é MUI-TO grave! Por isso, é preciso ficar atenta. Observar a textura, a cor e o cheiro são maneiras de identificar se o produto está adequado para o uso, caso a informação de prazo de validade tenha se perdido. Importante é ficar de olho e conferir sempre a data na embalagem. A maioria dos cosméticos dura de 1 a 3 anos, depois desse período seus compostos como corantes, conservantes, substâncias emolientes e fator de proteção solar, perdem seu poder de ação.


De acordo com a dermatologista Natalia Cymrot, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando um produto vence, seus conservantes podem perder a ação, o que aumenta a chance do produto ser contaminado por bactérias e fungos, causando infecção. “Além disso, há uma chance maior de dermatite de contato (alergia ou irritação) nos locais de aplicação. É provável, também, que a eficácia do produto esteja diminuída ou inexistente após o vencimento da validade”, explicou.

Onde e como guardar

Para a correta armazenagem, Natália dá uma dica: “Os produtos devem ser armazenados, de maneira geral, em locais protegidos da luz para evitar a oxidação de alguns componentes, em locais secos e sem umidade para evitar a contaminação por fungos e longe do calor. Alguns cremes faciais, inclusive, podem ser armazenados na geladeira”.

É importante também remover todos os cosméticos do rosto, pois os resíduos aumentam a chance tanto de irritação, como de alergias na pele e olhos, além da contaminação por microorganismos. “Nunca devemos compartilhar maquiagens com outras pessoas. É comum uma pessoa que tenha tido ou esteja com herpes labial, por exemplo, passar o vírus para outras pessoas, mesmo que esteja sem as feridinhas naquele momento”, alerta a médica.

Confira algumas características dos principais produtos encontrados no estojo de maquiagem:

Maquiagem vencida, não!

Foto: Shutetrstock


Batom:
Validade: depois de aberto, dura em média 1 ano e meio
Como identificar: eles mudam de textura (podem endurecer ou amolecer demais), ficam com gosto diferente e cheiro ruim. A cor também pode ficar levemente alterada.
Consequência: pode causar dermatite de contato e ressecar os lábios.

Gif | Tumbr | Reprodução 

Sombras, pó compacto, e blush:
Validade: duram 2 anos e meio, em média.
Como identificar: eles podem craquelar, perder o aroma, sofrer alteração de cor, mas não é uma regra. O truque é anotar a validade em um pedacinho de papel e grudar na base do produto, caso você não queira guardar a caixa.
Consequência: pode dar alergia na face.

Gif | Tumblr | Reprodução

Delineadores:
Validade: 1 ano, em média. Os delineadores em caneta costumam acabar ou secar antes de vencer.
Como identificar: eles ressecam e ficam difíceis de passar.
Consequência: pode causar dermatite de contato nas pálpebras.

Gif | Tumblr | Reprodução

Máscara para cílios:
Validade: depois de aberta dura 3 meses, em média.
Como identificar: resseca e fica em grumos (pequenos grãos).
Consequência: pode causar dermatite de contato nas pálpebras e irritação nos olhos.

Gif | Tumblr | Reprodução

Base, Corretivo, BB Creams, Primers:
Validade: duram entre 1 ano e meio a 2 anos.  
Como identificar: eles ficam com as fases (água e óleo) separadas e mudam de cor (ficam mais amareladas) e de cheiro. Os produtos mais líquidos também podem formar pequenos grânulos. E atenção dobrada aos que têm fator de proteção solar, que é completamente perdido após o vencimento!
Consequência: pode causar alergia na face, alterar sua textura, causar acne e até infecções.

Gif | Tumblr | Reprodução

Lápis de olho e lábios:
Validade: em média, 1 ano e meio.
Como identificar: o lápis fica bem seco, difícil de passar, e perde o poder de pigmentação.
Consequência: pode causar dermatite de contato nas pálpebras e lábios.

Gif | Tumblr | Reprodução

Quem deu a consultoria: Dra. Natália Cymrot, dermatologia clínica, cirúrgica, pediátrica, laser e estética.



Comentários